Skip to main content

Popsol. O sonho que virou realidade completa 20 anos

Em 25 de maio de 1995, a Soletrol colocou no mercado o primeiro sistema de aquecimento solar concebido para atender às habitações de interesse social – as residências de classes mais populares. E isso bem antes do Minha Casa, Minha Vida, programa que incorporou definitivamente o conceito do aquecedor solar nessas casas. Naquele momento, não existia um mercado, mas um sonho visionário, e foi por esse sonho que a empresa investiu estrategicamente esforços para oferecer o aquecedor solar a todo o mercado nacional.

O desafio foi garantir um produto que aliasse conforto adequado com preço acessível. Levando isso em consideração, foi criado o Popsol, um aquecedor solar com base única de sustentação e capacidade de 200 litros.

Na época, testes mostraram que a economia gerada aumentava a renda líquida das famílias que moravam em habitações dotadas com o Popsol. Daí por diante foram feitas novas experiências até o projeto Eletrobras Solar no bairro Sapucaias, em Contagem – MG, em 2000, no qual houve todo um acompanhamento para comprovação da viabilidade econômica feito pelo GREEN – Grupo de Estudos em Energia, da PUC Minas, e a Eletrobras.

O resultado monitorado de Sapucaias foi altamente positivo e permitiu a inclusão dos SAS nos métodos construtivos financiados pela CEF – Caixa Econômica Federal, abrindo espaço para o uso do aquecedor solar em todas as construções de moradias de interesse social no País. E, finalmente, o Minha Casa, Minha Vida, que, em 2012, determinou ser obrigatório o uso do produto em parte das residências financiadas pelo programa.

A Soletrol tem grande orgulho em ter sido a primeira empresa nacional a desenvolver e colocar em linha um produto voltado exclusivamente aos conjuntos habitacionais populares. Certamente um dos maiores feitos da empresa, pois além de inovar e empreender para o desenvolvimento da própria empresa, o Popsol abriu espaço para debates consistentes que levaram à popularização dessa tecnologia e a criação de um novo mercado consumidor.

Popsol, 20 anos de desenvolvimento, vanguarda e sucesso!
Mais uma conquista da Soletrol aprovada pelo próprio contemplado em entrevista realizada em julho de 2015:

“Utilizo o aquecedor solar na minha casa e na casa dos fundos, são dois chuveiros, e tenho bastante economia. O sistema funciona bem e, nesses 20 anos, não tive problema nenhum, funciona o ano inteiro. Diversas pessoas perguntam se é verdade que tem economia e eu digo: é claro, faz 20 anos que eu estou usando. Não é uma coisa enganosa, é verdade, pois eu tenho o aquecedor solar e sei que traz economia. Vale a pena!” – Antônio Clementino

Soletrol – Sustentabilidade que realmente se sustenta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *