Skip to main content

Dimensionamento Correto – A Chave do Sucesso de um Aquecedor Solar

O conhecimento básico de funcionamento é o fator mais importante para todos os segmentos que estão envolvidos com o Aquecimento Solar de Água. Tanto o superdimensionamento, que resulta em aumento considerável de custo na compra do equipamento, como um dimensionamento abaixo da realidade de consumo, no qual haverá, consequentemente, falta de água quente, podem comprometer o sucesso total do aquecimento solar de água.

Vários fatores estão relacionados para que haja um dimensionamento correto. Com apenas dois cálculos simples nos aproximamos de todos esses fatores importantes:

1- Cálculo do volume de consumo diário de água quente (Volume dos reservatórios térmicos)

  • pontos de utilização de água quente: chuveiros, pias, banheira de hidromassagem, cozinha, etc;
  • número de usuários;
  • frequência de utilização: número de banhos por dia, utilização de banheiras, etc;
  • nível de conforto desejado (tempo de banho, pressão e vazão de água quente, tipo de ducha, etc).

2- Cálculo da área necessária de coletores solares para se esquentar esse volume de água, levando-se em conta a localização geográfica, as condições de instalação e as características do equipamento.

Por fim, é muito importante observar os cálculos considerados para pressão de trabalho do reservatório térmico, de modo que a pressão não seja superior à especificada pelo fabricante do equipamento. Além disso, é aconselhável, sempre que possível, uma reserva de 100 litros a mais que o mínimo necessário para atender às emergências e possíveis excessos.

Tomando as medidas corretas, é só desfrutar de cerca de 20 anos de conforto e muita economia!